A recente aprovação do aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel tem elevado as cotações da soja no Brasil.
Após um período de queda que durou quase dois meses, os preços do óleo de soja voltaram a subir, conforme apontam os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Esse movimento de alta, segundo os pesquisadores do instituto, está diretamente relacionado às expectativas de uma demanda crescente por biodiesel no mercado interno.
Outro fator que contribuiu para o aumento do otimismo no mercado de óleo de soja foi a aprovação do incremento na mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel. De acordo com as novas normas do Conselho Nacional de Políticas Energéticas (CNPE), a mistura passará dos atuais 14% para 15% entre agosto de 2025 e fevereiro de 2026. Além disso, há a possibilidade de um novo aumento para 16% a partir de março de 2026.
Pesquisadores do Cepea ressaltam que o aumento na mistura do biodiesel estava previsto para março deste ano. A não implementação dessa alteração no primeiro trimestre de 2025 foi o principal fator que enfraqueceu os preços internos do óleo de soja naquele período.