ID Agro: plataforma permite registro gratuito de tratores e máquinas agrícolas | Tecsol
ID Agro: plataforma permite registro gratuito de tratores e máquinas agrícolas

Quarta, 25 de Novembro de 2020 às 11h07min
Novidade foi lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e sistema foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa e o Instituto CNA (ICNA)

Tecnologia é uma palavra que não se restringe só aos grãos. Na agricultura, ela vai além, como é o caso da ID Agro, nova plataforma lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que permitirá o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas, sem custo para o produtor rural. O sistema foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa e o Instituto CNA (ICNA).

Como vai funcionar

O registro permitirá o trânsito de veículos em vias públicas, sem necessidade de licenciamento e emplacamento, além de facilitar a comercialização de tratores usados, o acesso ao crédito e as ações de segurança em relação a roubos e furtos.

Pelo ID Agro, será possível gerar um documento oficial, com fé pública, permitindo a uniformização das informações e rastreio dos tratores e aparelhos automotores. O Registro Nacional de Máquinas Agrícolas (Renagro) dará maior tranquilidade para produtores quando transitarem com o veículo em via pública.

O documento Renagro será equivalente ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) dos demais. Caso o trator ou outra máquina agrícola esteja transitando em via pública e não tenha o registro do Mapa, estará sujeito às mesmas medidas administrativas aplicadas aos veículos de passeio que transitam sem o CRLV.

Registro

Para fazer o registro, é necessário:

 - Ter cadastro no aplicativo ID Agro, inserindo dados pessoais;

- Ter a nota fiscal;

- Procurar uma agência autorizada da marca do bem. Somente as agências autorizadas poderão fazer o registro.

A concessionária analisará os documentos originais do proprietário, a nota fiscal e a numeração do chassi ou de série. O registro pode ser feito tanto para equipamentos novos como para usados.

Fonte: Gov.br
Fotos
Orçamentos