MS deve aumentar sua produção em 33% nos próximos 10 anos | Tecsol
MS deve aumentar sua produção em 33% nos próximos 10 anos

Sexta, 27 de Janeiro de 2023 às 22h22min

Soja e milho são classificados como "potência" quando o assunto é a produção de Mato Grosso do Sul, grãos esses que devem se destacar na produção nacional dentro dos próximos 10 anos, que já prevê crescimento de 36,8% a mais nas safras brasileiras. 

Dentro desse cenário, 2023 já promete ser proveitoso para Mato Grosso do Sul, tanto com o clima quanto o volume de áreas colaborando para uma colheita de 13 milhões a mais de toneladas de soja neste ano. 

Vale ressaltar que essa previsão - segundo dados catalogados pelo Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS) -, pode significar para este 2023 um aumento de quase 50% do que foi colhido no ano passado (49,4%).

Sobre a produção da década, a Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o Departamento de Estatística, da Universidade de Brasília (UnB), apontam para uma produção crescente. 

Conforme análise, devem ser produzidas uma média de 2,7% a mais, todo ano que, comparada com a produção atual, contabiliza cerca de 36,8% extra no Brasil. 

Nesses próximos 10 anos, da soja em grão, é previsto uma exportação de 114,9 milhões de toneladas. Para o farelo, o total anual do aumento deve ser de 9,5% de crescimento.

Fonte: Correio do Estado
Fotos
Orçamentos