Depois de uma safra recorde envolvendo as cultivares de verão, como milho e soja, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, estão com seu foco direcionado para o plantio da Safra de Inverno.
A Conab divulgou uma estimativa inicial sobre as produções, com crescimento de 2% na área plantada, tendo como destaque o trigo. Ainda, estima-se o cultivo de 2,1 milhões de hectares e uma produção de 5,4 milhões de toneladas.
Sobre a plantação, as áreas das regionais da Emater de Frederico Westphalen, Soledade, Ijuí e Santa Rosa já iniciaram com a cultura do trigo. No Médio Alto Uruguai, algumas áreas já semeadas estão em germinação e a perspectiva é de um plantio acentuado para junho. Nas regiões de Caxias do Sul, Erechim, Santa Maria e Bagé, a fase é de planejamento e preparo das lavouras para que estas possam receber as sementes de trigo. Na cidade de Tupanciretã, um dos principais municípios produtores, as plantações devem aumentar em 30%.
Quanto à cevada, a expectativa é de manter ou até mesmo reduzir as áreas cultivadas. Já a canola segue um ritmo de implantação intenso no Noroeste do Rio Grande do Sul e as primeiras lavouras já estão em fase de germinação.
Safra de Verão
Com a colheita finalizada, a Emater divulgou os números desta projetada para ser uma safra recorde.
A produtividade média foi de1.793 quilos por hectare, com a produção chegando a 10.693.367 toneladas, com perdas de 45,8% em relação à produção esperada antes da estiagem.
No geral, houve bastante disparidade nas áreas com cultivo de soja e o melhor desenvolvimento ficou para o plantio direto, por conta da resistência das plantas ao estresse hídrico.